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sábado, 8 de outubro de 2011

Kinect, Move e Wiimote: Qual a diferença?


Na era de revolução dos games, as mais famosas empresas de jogos eletrônicos do mundo perceberam que para que seu produto seja real não basta somente ter gráficos que pareçam reais, os jogadores querem mais. Diante disso, resolveram abandonar o clássico controle de videogame para tentar aproximar ainda mais os jogos da realidade. Iniciado pela Nintendo com o Wii, agora Microsoft e Sony também entram na parada com o Kinect e o Move, respectivamente.
Se todos captam movimentos, qual é a grande diferença entre eles? Convido vocês, a conferir isso na sequência deste post.

Kinect

Vamos começar pelo mais polêmico e aguardado de todos.
Apesar de ser baseado em captar movimentos do jogador, como o Wii veio fazendo nos últimos anos, a proposta da Microsoft é bastante inovadora, pois, o controle foi totalmente abolido e deu lugar ao corpo todo do jogador. O Kinect possui duas câmeras. Uma RGB com 640×480 pixels, usada para reconhecimento de face e exibição de vídeos. A outra é a grande sacada: uma câmera infravermelho para captar profundidade. Com esta dupla de câmeras, o Kinect é capaz de detectar até seis pessoas no ambiente, mas somente duas podem jogar ao mesmo tempo.
A ideia da câmera infravermelho é simples. Ela preenche o ambiente com uma luz invisível ao olho humano que cria um mapa de calor do jogador. Isso faz com que ela seja capaz de captar movimentos até mesmo no escuro. Ao criar este mapa, os membros do jogador mais próximos da tela ficam mais destacados e desta forma o sistema de processamento consegue distinguir os movimentos.
Além disso, o sistema também conta com reconhecimento de voz. Se o Kinect funcionar bem, pode apostar que será muito revolucionário.

Move

A Sony foi bastante criticada pelo Move, acusada de plagiar o Wiimote, mas não é bem assim. O novo acessório para Playstation 3 tem a proposta de ser o mais preciso controle de movimentos no mercado unido ao melhor gráfico. Ele utiliza uma esfera luminosa, uma câmera, dois sensores inerciais e um magnetômetro para captar os movimentos. Calma, eu explico.
  • Esfera luminosa: A esfera pode brilhar em 360 cores diferentes. A câmera capta as cores do ambiente e faz um processamento para que a esfera brilhe numa cor fácil de distinguir. A câmera sabe a distância do controle pelo tamanho que a esfera fica quando está mais distante ou mais próxima.
  • Playstation Eye (câmera): Esta atua em conjunto com o move e também serve para a exibição de vídeos.
  • Sensores inerciais: um acelerômetro e um sensor de velocidade, para captar a rotação do controle e o movimento geral do mesmo.
  • Magnetômetro: este mede a orientação do campo magnético da Terra e calibra os sensores inerciais para evitar falhas.
Um simples controle sem fio também acompanhará o Move, chamado Navigation Controller. Também será possível que uma única pessoa utilize dois controles Move combinados para jogar.
Nota: Por experiência própria, eu acredito que o maior incômodo do Move será o brilho da esfera luminosa ao jogarno escuro. Eu me sinto incômodo somente com a pequena luz no Wiimote que indica o número do controle, imagine então uma bola de luz.

Wiimote

O Wiimote, já bastante conhecido, é o que fez a Nintendo explodir em vendas. Na época do lançamento, mudou totalmente o conceito de se jogar videogame.
O Wiimote conta com 3 acelerômetros para captar os movimentos do controle e um sensor infravermelho para fazer o controle funcionar como uma espécie de apontador. Em 2009 foi lançado também o Wii Motion Plus, que melhora a precisão e o tempo de resposta dos acelerômetros.
Ao controle pode-se também acoplar o Nunchuck (analogia a [W:Nunchaku]). Este acessório também possui 3 acelerômetros, mas sem o apontador infravermelho, auto-falantes, nem a vibração do Wiimote. Conta também com uma alavanca analógica. Em relação aos seus concorrentes, o Wiimote é menos preciso, mas foi pioneiro e inspirou estas novas tecnologias que estão surgindo agora.

Conclusão

Funcionando bem ou não, isso tudo é ótimo para nós, jogadores. Cada tecnologia com sua particularidade vai agradar cada jogador de uma forma diferente. Alguns jogadores, por exemplo, relatam que não se sentiriam à vontade sem nenhum controle nas mãos, outros tem condições financeiras que os permitem possuir apenas aquele de custo mais baixo. O importante é que a indústria de games não pare, que traga cada vez mais inovação e permita a todos nós uma experiência nova.

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